Sequência Didática – Carnaval Ensino Fundamental



C.E.Frei Henrique Bröker
Coordenadora Layse Jatobá 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA –  Carnaval    Ensino Fundamental

ü   Disciplina – Interdisciplinar  
ü   Tempo Sugerido: 3 aulas.
ü   Organização da sala: De acordo com a etapa

JUSTIFICATIVA
Desde pequenas as crianças aprendem muito sobre o mundo e por isso é necessário Vivenciar experiências num contexto de conceitos, gostos e costumes formando suas ideias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca. Através deste pensamento será trabalhado o tema “O carnaval”, de forma integrada indo de aos interesses das crianças respeitando suas necessidades e ideias.

   HABILIDADES

·         Conhecer as manifestações culturais, como o Frevo, samba, etc..
  • Identificar a função das máscaras na cultura carnavalesca;
  • Montar bloco carnavalesco ;
  • Conhecer a história do carnaval no Brasil;
  •  Trabalhar o tema através da ludicidade, utilizando a música – Gênero e Dança;
  •  Desenvolver a linguagem e a escrita;
  •  Estimular o ritmo;
1º MOMENTO ORIGEM DO CARNAVAL
·                     Conversa informal sobre o carnaval;
·                      Leitura de textos ;
·                     Pesquisa da história do Carnaval

2º Momento FREVO
·         As crianças serão recebidas ao som do frevo
·         Pesquisa da origem do frevo
·         Em seguida elas serão convidadas a montar uma sombrinha de Frevo 
·         Após confecção cada criança será fotografada com sua produção

3º MOMENTO  DANÇA
·         Escrever a música no quadro e pedir para copiar no caderno
·         Despertar o gosto pela dança e a fantasia
·       
               AVALIAÇÃO
·                 Observação e registro sobre a participação dos alunos em todas as situações de aprendizagem, relatando avanços e dificuldades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar um comentário.