C.E.Frei Henrique Bröker
Coordenadora Layse Jatobá
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Carnaval Ensino Fundamental
ü Disciplina –
Interdisciplinar
ü Tempo Sugerido: 3 aulas.
ü Organização da sala: De
acordo com a etapa
JUSTIFICATIVA
Desde pequenas as crianças
aprendem muito sobre o mundo e por isso é necessário Vivenciar experiências num
contexto de conceitos, gostos e costumes formando suas ideias e conhecimentos
sobre o mundo que a cerca. Através deste pensamento será trabalhado o tema “O
carnaval”, de forma integrada indo de aos interesses das crianças respeitando
suas necessidades e ideias.
HABILIDADES
·
Conhecer as manifestações culturais, como o Frevo, samba,
etc..
- Identificar
a função das máscaras na cultura carnavalesca;
- Montar
bloco carnavalesco ;
- Conhecer a história do carnaval no
Brasil;
- Trabalhar o tema através da
ludicidade, utilizando a música – Gênero e Dança;
- Desenvolver a linguagem e a
escrita;
- Estimular o ritmo;
1º MOMENTO ORIGEM DO CARNAVAL
·
Conversa informal sobre o carnaval;
·
Leitura de textos ;
·
Pesquisa da história do Carnaval
2º Momento FREVO
·
As crianças serão recebidas ao som do frevo
·
Pesquisa da origem do frevo
·
Em seguida elas serão convidadas a montar uma sombrinha de
Frevo
·
Após confecção cada criança será fotografada com sua produção
3º
MOMENTO DANÇA
·
Escrever a música no quadro e pedir para copiar no caderno
·
Despertar o gosto pela dança e a fantasia
·
AVALIAÇÃO
·
Observação e registro
sobre a participação dos alunos em todas as situações de aprendizagem,
relatando avanços e dificuldades.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar um comentário.